*Rayane Garcia – Da redação Dia a Dia Notícia
Iniciou na terça-feira, dia 8, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a entrada de novos estudantes nas universidades públicas do país, no entanto, o Amazonas ficará de fora neste primeiro semestre. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) abrirá vagas apenas no segundo semestre e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) fez o próprio processo seletivo no início de 2021.
Em nota, a Ufam explica que vai aderir à segunda edição do Sisu com previsão de aulas apenas para 2022. Segundo a instituição, isso não afetará no número de vagas e que a ação visa resguardar a autonomia dos discentes que poderão optar por outra instituição participante do Sisu (1ª edição).
O processo seletivo do Ifam aconteceu de forma totalmente remota e da mesma forma está acontecendo com o processo de matrículas. Cada campus da capital e do interior tem datas e horários estabelecidos para a realização da matrícula, conforme o edital.
Confira a nota da Ufam
‘Em virtude da Resolução nº 001, de 11 de fevereiro de 2021 – CONSEPE, que aprovou as diretrizes para a retomada das atividades do ensino de Graduação da UFAM e o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2020 e período letivo de 2021/1 a partir do ano civil de 2021. Levando-se em conta que a participação da Ufam na 1ª Edição 2021 do Sisu resultaria na espera por parte dos discentes que só iriam iniciar o Período Letivo 2021/1 no dia 10 de janeiro de 2022. A Ufam, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, torna público que sua adesão dar-se-á na 2ª Edição 2021 do Sisu, conforme acordado em reunião entre a Proeg/Ufam e a Secretaria de Educação Superior (SESu), o que permitirá a matrícula dos alunos ainda no segundo semestre do ano civil de 2021. Importante destacar que não haverá alteração no número de vagas ofertadas pela Ufam, nem no ingresso dos alunos, que ocorrerá no semestre letivo 2021/1, sem quaisquer prejuízos aos discentes.
O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, explica que a programação da instituição para adesão na 2ª Edição 2021 do Sisu visa resguardar a autonomia dos discentes que poderão optar por outra instituição participante do Sisu (1ª edição) iniciando as aulas em curto espaço de tempo, bem como a oportunidade de ingressar na Ufam no ano civil de 2022 de uma forma mais planejada.’