*Da Redação Dia a Dia Notícia
O filme “O Último Azul”, gravado no Amazonas, foi selecionado para participar da competição oficial da 75ª edição do Festival de Berlim 2025. O longa metragem brasileiro com Rodrigo Santoro disputa o Urso de Ouro, um dos prêmios mais prestigiados do cinema mundial. Com direção do pernambucano Gabriel Mascaro, vai estrear no festival.
O filme conta a história de um Brasil quase distópico. O governo interna idosos em uma colônia habitacional. Nele, uma senhora de 77 anos embarca em uma jornada para realizar seu último desejo pelos rios da Amazônia.
Diante da boa repercussão e prêmios de outras obras brasileiras no exterior como “Ainda Estou Aqui” do diretor Walter Salles, Gabriel Mascaro afirmou que esse é um momento para celebrar o cinema nacional.
Parte do elenco do filme é formado por artistas manauaras e a equipe de produção, predominantemente, por profissionais das regiões Norte e Nordeste. Apesar de contar com diversos nome brasileiros, “O Último Azul” é, na verdade, uma produção multinacional entre, Brasil, México, Chile e Países Baixos. O longa tem previsão para estrear nos cinemas brasileiros ainda em 2025.