Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas entra em estado de emergência climática em 10 dias, diz Wilson Lima

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (20), na Sede do Governo, que um decreto de estado de emergência entrará em vigor dentro de 10 dias. A emergência climática será declarada em resposta à forte estiagem severa prevista para os meses de julho e agosto, que já está afetando os rios Amazonas, Juruá, Purus e Alto Solimões.

“Como já baixou muito, o Solimões inclusive, está bem abaixo do mesmo período do ano passado, a gente já aprecia, a partir de julho, decretar essa situação de emergência para que a gente possa agilizar as ações. E da mesma forma, isso se repete nas calhas do Juruá e também do Purus”, destacou o governador.

Com o baixo nível dos rios, o governador informou que o estado se adiantou nas medidas preventivas para conter os impactos e assegurar água potável, alimentação, navegabilidade e saúde básica. Na próxima semana, iniciam dragagens emergenciais nos rios, principalmente no Rio Madeira.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) é responsável pelo monitoramento e combate ao desmatamento, e as ações estão sendo coordenadas de forma conjunta com outros órgãos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.