Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas Energia pode ser adquirida pelos irmãos Batista, por meio do Grupo J&F

Arte: Marcus Farias/Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O grupo J&F Investimentos, pertencente aos irmãos Batista, pode adquirir um conjunto de usinas térmicas a gás da Eletrobrás, que envolve também a Amazonas Energia, em uma transação no valor de R$ 4,7 bilhões.

Na quinta-feira (13), foi publicada a medida provisória 1232/2024, que viabiliza a transferência de controle da Amazonas Energia, que foi vendida em 2018 pela Eletrobras, e possui histórico de problemas financeiros e operacionais.

A MP foi publicada na mesma semana em que a Âmbar Energia, do grupo J&F, fechou acordo para compra do parque de térmicas a gás natural da Eletrobras, num total de 1,8 GW de capacidade instalada.

Pelos termos da operação, os riscos de inadimplência da Amazonas Energia, que compra parte da energia do portfólio, serão assumidos pela Âmbar. A depender de um acordo com a distribuidora, as térmicas poderão ter seus contratos de comercialização prorrogados até 2030.

De acordo com o portal MegaWhat, a Âmbar já tinha no radar a alteração legal quando aceitou comprar as usinas da Eletrobras. No entanto, analistas de fundos de investimentos avaliam que a Equatorial também é uma possível compradora.

Com a aquisição das térmicas da Eletrobras, a Âmbar se torna dona do 3º maior parque de termelétricas a gás do país, atrás somente da Petrobras (5,3 GW) e Eneva (3,8 GW).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.