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Amazonas Energia lidera reclamações na zona Norte de Manaus

Foto: Divulgação

Durante a 2ª edição do Balcão do Consumidor, promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam), a empresa Amazonas Energia liderou o número de reclamações entre os consumidores da zona Norte de Manaus. Do total de atendimentos realizados na manhã desta sexta-feira, 31, 60% estavam relacionados à problemas com a concessionária de energia elétrica, sendo a cobrança indevida a mais demandada.

O Balcão do Consumidor, realizado no Clube de Mães do conjunto Manoa, ofertou serviços de orientação jurídica e abertura de reclamações relacionadas a consumo.

Entre as reclamações registradas pelas equipes da CDC/Aleam está a do carreteiro aposentado Raimundo Pereira Barbosa. O consumidor se queixou do valor da sua conta de energia que, segundo ele, “está alto demais”.

“A minha conta de luz está dando muito alta. Inicialmente, a empresa cobrava uma taxa mínima de R$ 35. Até aí, tudo bem. Mas, do nada, começou a aumentar mês a mês. Primeiro veio R$ 127, depois R$ 300 e a última é de R$ 697. Eu não tenho condições de pagar. Sou aposentado e vivo da minha aposentadoria de um salário mínimo. Procurei a Comissão e estou confiante que conseguirei resolver meu problema”, afirmou Raimundo, que recebeu encaminhamento para audiência conciliatória com a concessionária Amazonas Energia, agendada para o dia 8 de setembro.

Com a perspectiva de resolver um problema que já dura um ano, a aposentada Amélia Lopes dos Santos também buscou atendimento no Balcão do Consumidor.

“Amanhã faz um ano que tento resolver uma cobrança indevida no meu cartão de crédito. Já procurei tanto a operadora do cartão quanto a empresa Decolar.com, mas eles não me dão retorno e a cobrança tem sido insistente na minha fatura. Eles alegam que estão cobrando juros. Mas como pode juros parcelados em 11 vezes no valor de R$ 596? Estou com esperança de me livrar desse problema com o auxílio da Comissão”, ressaltou a aposentada, que irá aguardar pela audiência de conciliação, via Whatsapp, com a participação de todas as partes envolvidas.

De acordo com dados da CDC/Aleam, em apenas quatro horas de ação, mais de cem atendimentos foram realizados pelas equipes do órgão de defesa do consumidor. Deste total, a maioria é referente à cobranças indevidas e à má prestação de serviço público como energia elétrica, seguida de água, telefonia e internet.

Projeto

Por conta da suspensão das atividades presenciais na Casa Legislativa, devido à pandemia da Covid-19, o Balcão do Consumidor foi concebido pela CDC/Aleam para levar a bairros e comunidades de Manaus atendimento e orientação jurídica relacionados à questões consumeristas. A ação é realizada seguindo todos os protocolos sanitários e de saúde, com obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel para higienização.

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