Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas é o sexto maior do país em perda de qualidade de vida

Fotos: João Viana/Semcom

*Da Redação – Dia a Dia Notícia 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nessa sexta-feira (26), a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) referente aos anos de 2017-2018, onde o módulo ‘Perfil das despesas no Brasil: indicadores de qualidade de vida’, conclui que o Amazonas é o sexto maior entre os demais estados e o Distrito Federal na perda de qualidade de vida das pessoas que vivem no estado.

São levados em consideração fatores como moradia, acesso a serviços de utilidade pública, saúde, alimentação, educação, padrão de vida, entre outros, para que se obtenha o índice de perda de qualidade de vida (IPQV). Os números variam entre 0 e 1, onde quanto mais perto do zero, melhor é a qualidade de vida, em contra partida quanto maior o índice, maior a perda de qualidade de vida.

A taxa apresentada pelo estado do Amazonas é de 0,216, ocupando o sexto lugar ficando logo atrás de estados como Maranhão, Pará, Acre, Amapá e Alagoas. De modo geral, o índice de perda de qualidade de vida apresenta pelo Brasil é de 0,158. A área urbana do país apresenta índices de 0,143, enquanto a área rural apresenta índice de 0,246, sendo 1,5 vezes maior que o valor apresentado pelo país de modo geral.

A região Norte e Nordeste apresentaram as maiores perdas na qualidade de vida, já as regiões Sul e Sudeste apresentaram índices abaixo do nacional. O IPQV permite avaliar a importância de cada dimensão como moradia, saúde, alimentação, educação, entre outros indicadores.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.