O Amazonas registrou a terceira maior taxa de letalidade por covid-19 do Brasil, com um percentual de 3.31%, ou seja, em média, a cada 1.000 pessoas infectadas pelo vírus, 31 morrem. As informações constam no banco de dados do Ministério da Saúde. A taxa de letalidade por Covid-19 no País é de 2.8%.
Os dados levam em conta as informações presentes no banco de dados do Ministério da Saúde de todas as Unidades da Federação (UF) e vão até o dia 28/06.
Alta taxa de letalidade se deve ao fato de que não há testagem o suficiente, não só no Amazonas, mas no país como um todo. A maioria dos testes de Covid-19 são realizados quando o indivíduo está com sintomas da doença, o que reduz a quantidade de casos confirmados. A consequência é que a letalidade acaba sendo artificialmente inflada por causa da subtestagem.
Confira os 10 Estados com maior taxa de letalidade por Covid-19 no país:
RJ – 5.79%
SP – 3.41%
AM – 3.31%
PE – 3.21%
MA – 2.85%
GO – 2.83%
PA – 2.81%
MT – 2.63%
RS – 2.57%
MG – 2.57%
Testagem
As grandes disparidades nos percentuais nos mostram mais um indicativo da dificuldade de testagem em massa que o Brasil possuí. Os números, entretanto, não representam a totalidade de casos no país, pois não levam em conta os exames conhecidos como IGG, não presentes nos dados no Ministério da Saúde de 19 de junho.
O boletim epidemiológico do MS ressalta que as informações dos exames realizados estão sendo influenciadas pelo problema na atualização do envio dos dados do GAL dos estados ao GAL nacional”. GAL é o nome do sistema utilizado pela pasta para agrupar os relatórios de testagem.
Para Julival Ribeiro, médico e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, o Brasil tem deixado a desejar quando o assunto é testagem em massa e ressalta a importância deste ponto:
“Quando a gente faz teste, eu descubro que uma pessoa estava com Covid e faço rastreamento de todas as pessoas que tiveram contato com o caso, colocando a pessoa em quarentena. Por isso, o importante é muito teste”, disse Julival.