*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma análise preocupante, divulgada nesse domingo (21), pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) revelou que o Amazonas é o pior estado para dirigir no Brasil. O relatório, chamado IRIS 2025, deu ao estado a nota mais baixa do país, 1,86, em uma escala de 0 a 5.
Por que o Amazonas está na lanterna?
A avaliação considerou diversos fatores, e o Amazonas teve um desempenho crítico em quase todos. As notas ruins vieram de áreas como:
- Vias inseguras: O estado obteve uma nota de apenas 0,6 em infraestrutura rodoviária.
- Falta de educação no trânsito: Não houve qualquer pontuação nesse quesito.
- Gestão ineficaz: O relatório aponta falhas na administração da segurança viária, pouca integração com o Sistema Nacional de Trânsito e falta de dados transparentes.
- Atendimento precário às vítimas: A falta de hospitais e equipes de emergência suficientes contribuiu para a nota baixa.
O estudo destacou o Distrito Federal como o local mais seguro para dirigir, com nota 4,00. Já na outra ponta da tabela, junto com o Amazonas, estão o Pará (2,14), Amapá, Maranhão e Roraima (2,29).
O relatório do ONSV ressalta que muitos estados com poucas infrações registradas não são mais seguros, mas sim falham na fiscalização. Para melhorar, a entidade defende investimentos urgentes em infraestrutura, campanhas educativas e políticas públicas focadas em reduzir acidentes.
