*Da Redação Dia a Dia Notícia
Manaus sedia até 26 de abril o 1º Encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (Congepdec) de 2025, que reúne representantes de 23 estados para discutir estratégias diante dos eventos climáticos extremos. A abertura ocorreu, nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, com participação virtual do governador Wilson Lima.
Na ocasião, o governador destacou o esforço integrado das secretarias estaduais para mitigar os efeitos de estiagens severas e cheias na região amazônica. Lima apontou que infraestrutura, meio ambiente, saúde, educação e fiscalização vêm trabalhando de forma conjunta para aumentar a resiliência das comunidades mais vulneráveis.
Entre as ações mencionadas estão a ampliação do programa Água Boa, a instalação de estações móveis de tratamento de água e o envio de toneladas de medicamentos, alimentos e caixas d’água para áreas isoladas. Segundo o governador, apenas em 2024, foram distribuídas 3 mil toneladas de alimentos e 41 purificadores de água em comunidades afetadas pela estiagem.
Já para este ano, a Operação Cheia 2025 já entregou mais de 160 toneladas de alimentos, 600 caixas d’água e milhares de copos e purificadores para mais de 6 mil famílias nas cidades de Humaitá, Apuí e Manicoré.
Durante o evento, o governador Wilson Lima foi homenageado com a Medalha Dra. Rosemary Costa Pinto, honraria concedida a personalidades de destaque na proteção civil.