Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas decreta emergência ambiental devido às queimadas

Foto: Mauro Neto / Secom

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

Pelo menos 20 municípios das calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões já estão enfrentando estiagem. Em resposta, o governador Wilson Lima decretou emergência ambiental em todo o estado devido às queimadas, por um período de 180 dias, proibindo o uso de fogo e técnicas de queima controlada. 

O secretário da Defesa Civil no Amazonas, coronel Máximo, destaca as medidas implementadas para mitigar os impactos da baixa dos rios e proteger a população. “Nesse contexto, muitas ações foram desenvolvidas para garantir principalmente serviços essenciais: energia, água, comunicações, internet, para que a saúde não pare, para que a educação não pare. Estamos atuando em várias frentes para garantir a segurança dos moradores dessas regiões afetadas, além de trabalhar na conscientização sobre os riscos das queimadas”, afirmou.

A redução do nível dos rios e as queimadas estão sendo estudadas cientificamente com apoio de instituições como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No ano passado, o Laboratório de Modelagem de Sistema Climático Terrestre (LabClean) alertou sobre uma estiagem de grande impacto. O professor Francis Wagner, coordenador do LabClean, detalha algumas consequências desse fenômeno climático.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.