*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou, nessa segunda-feira (26), mais oito casos confirmados de Monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. O total chega a 97 casos em todo o estado.
Segundo a FVS, os novos casos tratam-se de homens, entre 22 a 30 anos, residentes em Manaus. Nenhum dos casos confirmados necessitou de internação e as pessoas seguem em isolamento domiciliar.
De acordo com o cenário da doença no Amazonas foram notificados 283 casos, 97 foram confirmados, 117 foram descartados e ainda existem 69 casos suspeitos. Nenhum registro de óbito foi registrado.
A FVS também emitiu orientações para evitar a proliferação da doença. Segundo o órgão é necessário: evitar parcerias sexuais anônimas; no caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar as suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame; os casos suspeitos de Monkeypox devem utilizar máscara e roupas cobrindo as lesões; higienizar as mãos frequentemente; não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama e buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas.