*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta terça-feira (5), se celebra a elevação do Amazonas à categoria de Província. Nessa mesma data no ano de 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o estado, deixou de pertencer à Província do Grão Pará e se tornou independente. Neste ano, o feriado foi transferido para a sexta-feira (8).
Na época do Segundo Reinado no Brasil, de 1840 a 1889, no governo de Dom Pedro II, as grandes divisões administrativas eram denominadas de províncias. Somente com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, houve a mudança de província para estado.
A conquista da autonomia significou para o Amazonas diversas mudanças importantes, como a abertura da navegação do estado aos países amigos. Houve uma evolução no estado, com a vinda de produtos estrangeiros e a ida de produtos regionais para fora.
Um dos nomes mais lembrados do dia 5 de setembro é o de João Batista Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da província do Amazonas. Foi uma das pessoas que mais lutou pela independência da região, junto a Romualdo Antônio Seixas, deputado bispo católico que defendeu por diversas vezes a autonomia em discursos na tribuna da Assembleia Geral do Império.
Outra personalidade da época e apoiador de Tenreiro Aranha foi Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, que prestou grande contribuição à indústria local e do país.
Todos os anos, o 5 de setembro possui uma programação especial na cidade de Manaus, integrando-se às celebrações da Semana da Pátria. Porém, neste ano a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) anunciou que as escolas estaduais não fariam o tradicional desfile cívico em alusão a data. O evento acontecia sempre no dia 5 de setembro, no Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira.