*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma notícia positiva para o Amazonas: o estado registrou uma significativa redução de 61% nos casos de dengue nos primeiros quatro meses de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) revela que, de janeiro até o início de abril, foram confirmados 2.020 casos da doença, enquanto em 2024 esse número chegou a 5.181.
A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, atribui essa queda ao trabalho integrado entre a assistência, vigilância e os municípios, destacando a organização da rede assistencial para manejo adequado, diagnóstico e tratamento oportuno, além da intensificação das ações de controle vetorial e da vacinação do público de 10 a 14 anos.
Apesar da redução geral, alguns municípios ainda apresentam altas taxas de incidência, com destaque para Manaus, Atalaia do Norte, Envira, Jutaí, Guajará, Ipixuna, Benjamin Constant e Eirunepé. Do total de casos registrados, nove foram classificados como graves e um evoluiu para óbito, no município de Jutaí.
O boletim epidemiológico também revela que a faixa etária mais afetada pela dengue é a de 20 a 39 anos, seguida pelas pessoas de 40 a 59 anos. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a dengue é uma doença que pode se manifestar de forma benigna ou grave, dependendo de fatores como o vírus envolvido, infecção anterior e condições individuais de saúde.