O governador Wilson Lima disse que o Amazonas ainda não registrou nenhum caso da variante Lambda, originária do Peru e que vem preocupando as autoridades sanitárias das cidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, na fronteira com o país vizinho.
No início do mês, o governo chegou a mandar uma equipe de saúde para o local, para realizar ações de prevenção contra a Covid-19. A medida ocorre depois que o estado peruano de Loreto emitiu alerta de uma possível terceira onda da doença, com a circulação de novas variantes.
“Temos uma situação que a gente está atento, que é o episódio que ocorreu no Peru, mas ainda não temos nenhum caso registrado no lado daqui, seja em Tabatinga, Atalaia do Norte ou Benjamim Constant. É uma situação que está sob controle. É claro que estamos preocupados, mas atentos”.
Lima também falou que estuda medidas para estimular a segunda dose no estado. Dados do Consórcio de Imprensa, que monitora a vacinação em todo o país, mostram que o Amazonas tem apenas 18% da população totalmente imunizada.
“A gente ainda tem uma resistência por parte de algumas pessoas de irem tomar a segunda dose. Mas é algo que a gente tem estudado, quais estratégias que vamos adotar para incentivar essas pessoas a voltar para concluir a vacinação. Eu não tenho a menor dúvida que a vacina é a nossa melhor arma contra a covid e a queda nas internações já é um resultado disso”, comentou Lima.
Por fim, o governador fez um apelo para que as pessoas que tomaram a primeira dose e estão no prazo de receber a segunda, procurem o serviço imediatamente.
Eu faço um apelo para as pessoas irem aos postos de vacinação e tomar a segunda dose”.
*Com informações do G1