*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma nova tendência entre alunos em escolas de vários estados do Brasil, viralizou esta semana nas redes sociais e tem preocupado os pais dos estudantes. Vídeos que circulam na internet mostram os estudantes cheirando pó de corretor líquido, em alguns casos a prática acontece dentro das salas de aula.
De acordo com especialistas, a inalação do produto pode causar danos às mucosas do nariz agravando casos de rinite ou sinusite, além oferecer risco de intoxicação.
Em casos mais graves pode acontecer sangramento nasal, além de intoxicação. Entre os ingredientes mais comuns na composição do corretivo líquido estão substâncias como óxido de titânio, responsável pela cor branca na maioria das tintas, e etanol, que funciona como solvente, garantindo a secagem rápida do produto.
Os vídeos vem sendo compartilhados principalmente nas redes sociais como Twitter, Tik Tok e Facebook. Nos vídeos que estão rodando pela internet, os estudantes passam o corretivo sobre uma mesa, esperam secar, raspam com uma régua ou cartão, e por fim fazem a inalação.
Posts relacionados ao ato, citam expulsões, processos e até a presença de policiais em colégios de estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Grande parte dos alunos são menores de idade.
Casos nos Estados Unidos
Há relatos de problemas de saúde causadas pela inalação do corretivo líquido já em 1984, segundo reportagem daquele ano publicada no jornal New York Times.
Segundo o texto, um agente secante que existia na fórmula de um dos produtos naquela época poderia ser responsável por problemas no coração. O texto destaca que os fabricantes incluíram, na fórmula do produto, um forte aroma para desencorajar abusos deste tipo.
*As informações são do Portal G1
