Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Aliados se aproximam do PDT e David Almeida se afasta cada vez mais de Omar Aziz

*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia

Os secretários municipais Marcos Rotta e Sabá Reis, ambos atualmente no Avante do prefeito David Almeida, iniciaram conversas para ingressar no Partido Democrático Trabalhista (PDT) do ex-deputado Luiz Castro, podendo trazer a sigla para o arco de alianças do chefe do Executivo municipal. O partido pode dar musculatura a uma eventual candidatura de David Almeida ao governo estadual, afastando o prefeito ainda mais do apoio ao senador Omar Aziz (PSD).

Nos bastidores, já é dito que David Almeida é franco-candidato ao governo do Amazonas, esperando contar com o apoio da máquina pública em Manaus e no Amazonas, por meio do vice-prefeito Renato Júnior (Avante) e do vice-governador Tadeu de Souza (Avante), que assumiriam a titularidade com a possível saída de Almeida para disputar o governo e com a eventual saída do governador Wilson Lima (União) para disputar o Senado.

Muito embora tenha prometido apoio a Omar Aziz como gratidão por tê-lo ajudado a se reeleger prefeito de Manaus em 2024, David Almeida impôs uma série de condições, como a indicação de sua filha, Fernanda Aryel, para compor a chama de Omar como candidata a vice-governadora ou a primeira suplência de Eduardo Braga (MDB), que disputa a reeleição. A aliança entre Almeida e o grupo de Omar Aziz vem se deteriorando desde o fim das eleições municipais, o que levou o prefeito a se reaproximar de Wilson Lima, com quem havia rompido por seu apoio à candidatura do deputado estadual Roberto Cidade (União) a prefeito de Manaus.

Arco de alianças

Embora seja um partido de centro-esquerda a nível nacional, o PDT na região Norte sempre esteve mais ligado ao chamado Centrão. No Amazonas, comandou o governo entre 2017 e 2018 com Amazonino Mendes e por várias vezes a Prefeitura de Manaus com Hissa Abrahão, então vice-prefeito de Arthur Virgílio Neto, além de ter sido a sigla de Jefferson Peres em seu segundo mandato como senador.

Sob o comando do ex-deputado Luiz Castro desde 2022, o partido poderá ser a nova casa de Sabá Reis e Marcos Rotta, sendo que Rotta já foi lançado como pré-candidato ao Senado por David Almeida, o que poderia prejudicar a candidatura de Eduardo Braga, mais um indício do afastamento entre o prefeito e o grupo de Omar Aziz. Em novembro, o chefe do Executivo manauara já havia adiantado que seus secretários assumiriam um novo partido. Nesta quarta-feira (3), Sabá Reis publicou um vídeo trajando uma camisa do PDT.

Ao colocar seus próprios candidatos em jogo, David Almeida tenta construir uma base para um voo solo em 2026, abandonando a ideia de apoiar Omar Aziz de maneira imediata. Outro indício de que Rotta e Reis poderão ser peças-chave numa eventual candidatura do prefeito de Manaus ao governo foi a ida do trio à Brasília nessa terça-feira (2) para uma articulação estratégica junto à Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Eleições 2024: PDT-AM desiste de acordo com David Almeida e fecha com Roberto Cidade
PDT declara apoio a Marcelo Ramos semanas após pré-candidatos apoiarem Roberto Cidade

Segundo texto disparado pela assessoria do vereador David Reis (Avante), também participante da comitiva, a missão se concentrou na “discussão de mecanismos para revisão do financiamento público, com foco na correção das desigualdades que há décadas afetam Manaus e os municípios da região Norte”.

Críticas

Desde o começo de seu afastamento de Omar Aziz, embora negado por ambos, David Almeida adotou um tom mais polêmico em suas manifestações à imprensa. Durante um evento no qual assinou a ordem de serviço para construção do Complexo Viário Passarão, o prefeito criticou vereadores que fazem oposição à sua gestão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), afirmando que dizem mentiras sobre sua gestão e desqualificando as denúncias feitas contra ele.

“As pessoas acreditam mais na mentira do que no trabalho e na verdade. E nós estamos aqui para desfazer estes mentirosos, porque a mentira só prevalece até chegar a verdade. E a verdade é que a população aprovou a nossa gestão”, disse.

O prefeito também chamou seus opositores de acéfalos e afirmou que os ataques contra ele partiram da “elite que sempre dominou esse estado”. Embora não tenha citado nomes, o grupo político mais tradicional do Amazonas desde a redemocratização é o fundado pelo falecido ex-governador Gilberto Mestrinho, dos quais saíram Amazonino Mendes, Alfredo Nascimento, Eduardo Braga, José Melo e Omar Aziz.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.