Manaus, domingo 21 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Alexandre de Moraes revoga decisão para manter decreto que reduziu IPI

Cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE - 16/08/2022

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou na última sexta-feira (16) sua própria liminar que suspendeu a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Na decisão, Moraes entendeu que o novo decreto editado pelo Ministério da Economia após a decisão garantiu a redução do IPI para todo o país e preservou a tributação dos produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM). Dessa forma, segundo o ministro, a liminar perdeu a urgência.

No dia 24 de agosto, o novo decreto do Executivo restaurou as alíquotas do imposto sobre 109 produtos fabricados em Manaus.

Desde o início deste ano, o governo tem desonerado o IPI em todo o país como medida de estímulo à economia. No mês de fevereiro, o corte tinha sido de 25%, mas foi ampliado para 35% no mês de maio. Essa ampliação criou atritos entre o governo e empresários da ZFM.

Em nota, o Ministério da Economia declarou que a decisão permite conciliar a reindustrialização do país e a proteção da Zona Franca de Manaus.

“O Ministério da Economia informa que continua em vigor a redução de 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da maioria de produtos fabricados no Brasil determinada pelo Decreto 11.182/2022, editado em 24 de agosto, nos termos da decisão tomada hoje (16/09) pelo ministro e relator Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de revogar a liminar que suspendia os decretos anteriores”, informou a pasta. 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.