*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, incluiu o Partido da Causa Operária (PCO) no inquérito das fake news e determinou o bloqueio de todas as contas do partido nas redes sociais. A legenda teria postado ataques a Alexandre e pedido à dissolução da corte constitucional, além de acusar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de atacar a liberdade de expressão e de tentar fraudar as eleições.
Alexandre determinou que o conteúdo nos perfis permaneça intacto e seja enviado ao tribunal ema té cinco dias. A Polícia Federal deve recolher depoimento do presidente do partido, Rui Costa Pimenta.
Notícias falsas
Segundo o ministro, há fortes indícios de que o partido esteja utilizando dinheiro público para objetivos ilícitos, incluindo a disseminação de ataques às instituições democráticas, o Estado Democrático de Direito, desrespeitando artigos que protegem a liberdade de expressão.
“O que se verifica é a existência de fortes indícios de que a infraestrutura partidária do PCO, partido político que recebe dinheiro público, tem sido indevida e reiteradamente utilizada com o objetivo de viabilizar e impulsionar a propagação das declarações criminosas, por meio dos perfis oficiais do próprio partido, divulgados em seu site na internet”, afirmou.
Alexandre determinou a expedição de ofício sobre a situação para o corregedor-geral eleitoral, ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).