*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governo do Amazonas oficializou a nomeação de Alessandro Cohen Melo para a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Leda Maria Maia Xavier para a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet). Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) da sexta-feira (28), com data de 24 de março.
Alessandro Cohen Melo possui experiência em gestão pública, tento atuado como secretário executivo adjunto da Sepror, e também já gerenciou o setor de pesca no Estado. Com 49 anos e pós-graduado em Gestão Pública, ele possui trajetória na administração pública desde os anos 2000, quando atuou como secretário de gabinete do ex-vereador Arthur Virgílio por 12 anos.
Posteriormente, foi subsecretário de Infraestrutura de Manaus (2013), ouvidor-geral do município (2014-2016) e secretário do Procon Manaus.
Entre 2017 e 2021, trabalhou na Superintendência do Patrimônio da União, filiando-se depois ao Republicanos, sigla liderada pelo deputado federal Silas Câmara.
Já Leda Mara, ex-secretária executiva da Pessoa com Deficiência (Sejusc), agora comanda a Sepet, pasta criada para centralizar políticas de proteção animal, antes dispersas entre secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).
A Sepet terá como prioridades as unidades móveis de castração e a gestão do Hospital Público Veterinário, previsto para ser inaugurado ainda este ano.
*Com informações do portal Rios de Notícias