Search
booked.net
Search
Close this search box.

Alesp cassa direitos políticos de Arthur do Val por unanimidade

Parlamentar gerou revolta ao fazer comentários sexistas contra refugiadas ucranianas. Com cassação, ficará inelegível por oito anos
Foto: Edu Garcia/R7
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) cassou os direitos políticos do deputado estadual Arthur do Val (União-SP), o Mamãe Falei. Os 73 parlamentares presentes votaram a favor do relatório do Conselho de Ética da casa. O deputado foi alvo de vários pedidos de cassação após o vazamento de áudios nos quais afirma que as refugiadas da guerra na Ucrânia “são fáceis porque são pobres“.

Arthur do Val renunciou ao mandato em abril para tentar escapar do processo de cassação. A manobra para evitar a perda dos direitos políticos não surtiu efeito. O relator do caso no plenário, deputado Marcos Zerbini (PSDB), se posicionou a favor do processo elaborado pelo Conselho de Ética. Eram necessários 48 votos para confirmar a cassação, mas todos os 73 presentes votaram “sim” pelo fim do mandato do ex-youtuber.

Confirmada a cassação, Arthur fica inelegível por oito anos, não podendo participar das eleições federais de outubro, nem das próximas eleições municipais em 2024. Esta é a segunda vez que a Alesp cassa um mandato de um de seus membros. A primeira foi em 1999, quando a casa extinguiu o mandato de Hanna Garib, do então Partido Progressista Brasileiro, atual Progressistas (PP). O deputado estava envoldido no escândalo da Máfia da Propina, que também levou à cassação do vereador paulista Vicente Viscome, do mesmo partido.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.