O Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha anunciou nessa quarta-feira (3/3) uma parceria com a montadora Mercedes-Benz do Brasil para a adaptação de unidades de saúde móveis, que atenderão pacientes de Covid-19 em regiões isoladas do país.
“O coronavírus atinge mais duramente os mais pobres dos pobres. O Brasil é o terceiro país do mundo em número de casos, e a Covid-19 deixou mais de 250 mil mortos por lá”, afirmou o ministro alemão para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Gerd Müller, na assinatura do acordo com a fabricante de caminhões e ônibus. O atendimento oferecido nesses postos de saúde puxados por esses carros será gratuito e voltado a ajudar os esforços brasileiros no combate à pandemia, informou a pasta.
Segundo ele, as unidades móveis ajudarão no diagnóstico da doença, mas também poderão ser utilizadas para outras emergências médicas. Além do tratamento da Covid-19, a estação é equipada para a realização de exames de ressonância magnética e também de pequenas operações.
As unidades móveis serão administradas por organizações não governamentais locais, que também oferecerão as equipes médicas para atuar nessas estações. O projeto tem previsão de duração até 2024. Após essa data, as unidades serão entregues às ONGs para uso posterior.
Com informações do Diário do Nordeste