*Da Redação Dia a Dia Notícia
A eleição e posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) acontece nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, data que marca o início da 20ª Legislatura. Neste dia, os 24 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022 tomarão posse do mandato que se inicia em 2023 e termina em 2027. O atual presidente da casa, deputado Roberto Cidade (União), é o grande favorito para continuar liderando a mesa diretora entre os anos de 2023 e 2025.
A primeira reunião preparatória para dar posse aos novos parlamentares será presidida pelo deputado estadual mais velho da legislatura. Nesse caso, a tarefa fica à cargo de Adjuto Afonso (União), 70 anos.
Após essa etapa, o parlamentar continua a presidir os trabalhos, e anuncia o início do pleito. O registro individual ou por chapa indicada por bancada, bloco parlamentar, ou ainda, por um terço dos deputados, com a identificação dos respectivos cargos, deve ocorrer até 1 hora antes da abertura da reunião em que ocorrer a eleição.
Bancada do PL fecha apoio a Roberto Cidade para Presidência da Aleam
Dan Câmara, Alessandra Campêlo e Dr. Gomes declaram apoio a Roberto Cidade na reeleição para presidente da Aleam
Deputados do União Brasil declaram apoio à reeleição de Roberto Cidade para a presidência da Aleam
Ao longo dos últimos meses, Roberto Cidade angariou apoio dos 24 parlamentares da Aleam. A vice-presidência deve continuar com o deputado Carlinhos Bessa (PV). Os deputados Abdala Fraxe (Avante), Alessandra Campêlo (PSC) e Felipe Souza (Patriota) chegaram a ser cotados para o posto, mas o nome de Bessa prevaleceu.
Alessandra e Felipe devem compor a Mesa Diretora, apesar disso, bem como os deputados Dr. Gomes (PSC), João Luiz (Republicanos) e Sinésio Campos (PT). O Avante, do prefeito de Manaus David Almeida, pode ficar de fora da cúpula de comando da assembleia, mesmo possuindo a segunda maior bancada, composta por Abdala, Daniel Almeida, Mayra Dias e Wanderley Monteiro.