*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou nesta quarta-feira (23/02) o Projeto de Lei nº 414/2021, de autoria do deputado estadual Felipe Souza (Patriota), o qual cria ações de enfrentamento ao cyberbullying nas escolas públicas do estado.
A intenção do PL é trabalhar na prevenção da atividade criminosa, com ações de conscientização dentro das escolas e, ao mesmo tempo, oferecer amparo psicológico para as vítimas. Segundo Felipe, o cyberbullying compreende toda a conduta praticada contra alguém, por meio do uso de tecnologias, como as mídias sociais.
“O Brasil é o 2° país com mais casos de cyberbullying no mundo, ficando atrás somente da Índia. Diante do cenário pandêmico, o cyberbullying se agravou ainda mais. Devido à atuação das atividades escolares pelos meios virtuais, as crianças e adolescentes estavam amplamente expostas às mídias sociais, com isso, aumentando o número de ataques cibernéticos, concedendo a sensação aos agressores de impunidade, já que estão escondidos atrás de um perfil”, explicou o parlamentar.
Na mesma sessão, os membros da casa legislativa aprovaram o Projeto de Lei mº 318/2020, da deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), que institui a Política Estadual de Prevenção por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A deputada justifica a iniciativa pelo fato do Amazonas, nos últimos anos, ter apresentado crescimento acentuado das doenças.
“O trabalhador perde qualidade de vida, surgindo assim a queda da produtividade e o aumento de custo, causando prejuízos tanto para o órgão público quanto para as empresas privadas”, afirmou.