*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou nessa quarta-feira (6), o requerimento de n° 1.258, de autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT), em que solicita ao governo do Estado ajuda humanitária às populações de Boca do Acre, Parintins e Presidente Figueiredo, afetadas pela subida dos rios e constantes chuvas.
“Além de um plano de contingência para o Amazonas, é necessário investir em saneamento básico, porque o caso de Parintins, por exemplo, que ficou alagada após chuvas torrenciais, no fim de semana, não está relacionado à subida dos rios, mas a ausência de investimento no setor. Enquanto isso não ocorre quem sofre é a população”, destacou Sinésio Campos.
De acordo com dados da Defesa Civil do Estado do Amazonas, 29 municípios estão em situação de atenção, 15 em alerta e 5 em emergência. Por exemplo, os municípios de Guajará, Ipixuna, Envira, Eirunepé, na calha do Juruá e Boca do Acre, na calha do Purus.
Recentemente, mais de 1.300 pessoas ficaram desabrigadas após mais de 17 horas de chuva, que deixou vários bairros alagados no município de Parintins. Outra cidade que sofre com as chuvas e a cheia é Eirunepé, que decretou estado de emergência em março. De acordo com o prefeito Raylan Barroso (União), na época, 2.270 casas na zona urbana de Eirunepé já estavam debaixo d’água, afetando 6.947 pessoas. Na zona rural a situação era semelhante, com 1.474 casas alagadas e 5.306 pessoas afetadas pela cheia do rio Juruá.