O promotor de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior foi nomeado pelo governador Wilson Lima como o novo procurador-geral de Justiça do Amazonas (PGJ) para o biênio 2020-2022.
Alberto Nascimento Jr foi o segundo promotor mais votado para compor a lista feita por membros do Ministério Público do Amazonas (MPAM), ele teve o total de 92 votos, a lista tríplice contava ainda com os nomes: da atual Procuradora-Geral de Justiça, Leda Albuquerque, que recebeu 116 votos e do promotor André Seffair, 87 anos.
Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior é natural de Itacoatiara, ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1996. Atuou nas Promotorias de Justiça das Comarcas de Benjamin Constant, Anori, Urucurituba, Beruri, Codajás, Careiro, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Rio Preto da Eva. Foi 1.º Secretário da Diretoria da Associação Amazonense do Ministério Público – AAMP (Biênio 2009/2011), Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM) e membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Atualmente, é titular da 55.ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Humanos à Educação.
Lista tríplice
Pela Lei Orgânica do MPAM, no seu artigo 21, a lista com os três nomes mais votados entre os concorrentes é encaminhada ao governador do Estado, no primeiro dia útil após o dia da votação. O chefe do Poder Executivo estadual nomeará um dos integrantes da lista ao cargo de Procurador-Geral de Justiça.