*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ministro José Antônio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu nesta sexta-feira (3) 0 título de Cidadão Amazonense na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A homenagem aconteceu em Sessão Especial, conduzida pelo presidente Roberto Cidade (União), e teve autoria dos deputados Belarmino Lins (Progressistas), Wilker Barreto (Cidadania) e Dermilson Chagas (Republicanos).
O ministro Toffoli, que é natural de Marília (SP), foi voto importante para que a Zona Franca de Manaus (ZFM) saísse vencedora da batalha judicial contra o estado de São Paulo, que contestava direitos ao creditamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em favor do Amazonas. O julgamento ocorreu em 2019, e na ocasião o STF decidiu que os benefícios fiscais eram exclusivos das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Diante deste apoio, e com a propositura apresentada e aprovada ainda em 2019, o deputado Belarmino Lins destacou que o Título de Cidadão do Amazonas tem a finalidade de homenagear personalidades que tenham prestado, ao estado e ao povo, relevantes serviços.
“O ministro Dias Toffoli é mais do que merecedor dessa outorga do povo amazonense”, disse.
O presidente Roberto Cidade e o deputado Dermilson Chagas também se pronunciaram, e falaram da necessidade do Amazonas ter aliados na luta pela proteção aos incentivos fiscais da Zona Franca.
“Nós precisamos de homens que amem mais essa nossa terra, porque todos os dias pensamos no quem vem de novo contra o modelo econômico que sustenta os 4 milhões de amazonenses”, disse Chagas.
