Search
booked.net
Search
Close this search box.

Agentes do Ibama controlam incêndio florestal em Iranduba (AM) que estava causando fumaça em Manaus

Foto: Ascom/Ibama
Foto: Ascom/Ibama

*Da Redação – Dia a Dia Notícia

Nesta quinta-feira (5), agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), foram até uma área que estava sendo alvo de um incêndio florestal que atingiu o município de Iranduba, vizinho de Manaus, no Amazonas.

Os agentes foram acionados por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PREVFOGO), para irem até área de fronteira da linha de fogo. Utilizando equipamentos específicos conhecidos como “sopradores”, os agentes removeram folhas e outras vegetações que poderiam servir como combustível para as chamas.

Segundo os coordenadores da operação, o primeiro dia de combate pode ser considerado sucesso, porque conseguiram conter a “cabeça” do incêndio, que estava causando grandes colunas de fumaça que afetaram a cidade de Manaus nos últimos dias.

A equipe de combate agora se concentra na avaliação do restante da linha de fogo, que apresenta menor intensidade. Além disso, foi relatado que a equipe se mudou para a Vila de Janauray, onde está alojada na Escola São José, permitindo que fiquem mais próximos da área do incêndio. A permanência da equipe será mantida até que o incêndio seja completamente extinto.

O Ibama informou ainda que está aguardando a chegada de servidores no dia 5 de outubro para lidar com a questão da mortandade de botos em Tefé, bem como técnicos especializados em Emergências Ambientais para apoiar nas operações relacionadas a incêndios florestais na região.

No Amazonas, o Ibama está atuando com três brigadas de combate a incêndios florestais, distribuídas da seguinte forma:
– Apuí: 29 brigadistas
– Humaitá: 15 brigadistas
– Terra Indígena Tenharim Marmelos: 39 brigadistas

Isso totaliza 83 brigadistas, representando um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Além disso, houve um reforço de 23 brigadistas e especialistas em incêndios florestais para atuar na região de Manaus, além de 28 brigadistas atuando na Terra Indígena Andirá Marau, que faz divisa com o Pará.

No total, são 134 brigadistas do Ibama trabalhando na região. Além disso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) contribui com quatro brigadas, totalizando 57 brigadistas. Isso significa que um contingente de 191 brigadistas do IBAMA e ICMBio está mobilizado para combater os incêndios florestais no Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.