Manaus, quinta-feira 12 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Agente penitenciário é preso por estuprar detenta durante transferência para Manaus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Um agente penitenciário foi preso, nesta terça-feira (29), suspeito de estuprar uma detenta durante a transferência do município de Humaitá para Manaus (a 675 quilômetros de Manaus). A identidade do servidor não foi divulgada pelas autoridades.

De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a vítima relatou os abusos logo após sua chegada ao Centro de Detenção Feminino (CDF) de Manaus, durante o processo de triagem, que envolve avaliação médica e atendimento psicossocial. A denúncia levou à instauração imediata de procedimentos investigativos.

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) confirmou que o caso foi registrado na Polícia Civil. Um laudo pericial apontou evidências do crime e o agente envolvido confessou o estupro. Segundo a Seap, após tomar conhecimento do caso no dia 18 de julho, o órgão adotou todas as medidas cabíveis para garantir suporte à vítima, afastar os servidores envolvidos e efetivar a exoneração de suas funções.

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), a DPE-AM e a Polícia Civil acompanham de perto o caso, que reacende o debate sobre a proteção dos direitos de mulheres privadas de liberdade e a responsabilização de agentes públicos envolvidos em crimes sexuais.

NOTA Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), ao tomar conhecimento do fato, no dia 18/07, adotou imediatamente todas as medidas para prestar a assistência necessária à interna. A SEAP acionou a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Polícia Civil e o Ministério Público (MP-AM), que realizaram escuta qualificada da vítima. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado e a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) abriu inquérito para investigar o caso no dia 21/07. 

Os servidores envolvidos na ocorrência foram afastados imediatamente e, em seguida, exonerados das funções que exerciam na secretaria. Além disso, a Corregedoria-geral de Justiça do Sistema de Segurança Pública do Amazonas abriu sindicância administrativa na terça-feira (22/07), para apurar os fatos e eventuais responsabilidades.

Por se tratar de Policiais Militares que estavam à disposição da SEAP, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) também vai instaurar procedimento administrativo para apurar a conduta dos agentes.

A denúncia do abuso foi feita no momento da chegada ao Centro de Detenção Feminino (CDF), quando a interna passou por todos os  procedimentos de triagem padrão realizados pela SEAP, que incluem avaliação médica, atendimento psicossocial. Durante atendimento com a médica ginecologista, a mulher relatou ter sido vítima de abuso. A profissional de saúde imediatamente comunicou o fato à direção da unidade e à SEAP.

A Secretaria de Administração Penitenciária reforça que atua para garantir o respeito e a integridade física e psicológica dos internos do Sistema Penitenciário do Amazonas e repudia de forma veemente quaisquer condutas de seus agentes que desrespeitem tais diretos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.