Alguns eventos públicos estavam previstos para esta sexta, 20 de fevereiro, como a distribuição de rações por meio do programa ‘Ração do Meu Pet’ e a reinauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Calixto Pereira Cavalcante. Ambas as agendas suspensas sem justificativa detalhadas. O cancelamento ocorreu no dia em que o prefeito reassumiria oficialmente o comando do Executivo municipal após cinco dias afastado do cargo.
Em nota, a Prefeitura de Manaus afirmou não ser alvo de investigações, nem o prefeito e nem a estrutura administrativa municipal. O comunicado também sustenta que setores políticos estariam tentando criar ‘falsas narrativas’ para atingir a honra de integrantes da gestão municipal.
O cancelamento de inaugurações e programas sociais em andamento, especialmente em áreas como educação e assistência, representa um gesto institucional de peso, uma vez que agendas públicas oficiais costumam ser mantidas mesmo diante de crises.
A operação
A PC-AM cumpriu mandados de prisão, nesta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, contra investigados suspeitos de integrar um esquema criminoso, que envolveria articulação entre integrantes de facção criminosa e servidores públicos. Entre os detidos está a ex-chefe de gabinete do prefeito, que também ocupava função em comissão ligada à área administrativa do município.
De acordo com as autoridades, até o momento não há políticos com foro privilegiado formalmente incluídos na investigação. No entanto, o caso continua sendo investigação para verificar a possível existência de outros envolvidos e eventuais novos crimes.
Leia mais:
Tráfico, empresas e servidores públicos: veja quem são os investigados na Operação Erga Omnes no Amazonas
Ex-chefe de gabinete do prefeito de Manaus David Almeida é presa em operação contra facção criminosa