*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta segunda-feira (19), a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa 19 dias no Amazonas. Seis das doze Agências de Previdência Social (APS) no estado estão totalmente fechadas e outras quatro estão com os serviços parcialmente paralisados. As informações são do g1 Amazonas.
De acordo com o movimento grevista, dos 180 servidores lotados no Amazonas, 60 aderiram a paralisação. A reivindicação da categoria é a recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.
“A paralisação é necessária para que a gente possa manter viva a carreira do técnico de seguro social. Existe atualmente um movimento de extinção da nossa carreira, havendo essa extinção a gente não vai poder mais atuar como agente transformador que a gente é na sociedade, então por respeito a gente deve entrar em greve”, afirmou o técnico do seguro social, Eduardo Picanço.
A paralisação dos servidores, deflagrada no estado no dia 1º de agosto, afetou a oferta de serviços em todo o Amazonas. Nos municípios de Maués, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, as agências estão de portas fechadas e a população permanece sem acesso aos serviços. Em Manacapuru o funcionamento foi parcialmente afetado.
Na capital do estado, duas agências suspenderam totalmente o atendimento ao público e outras três funcionam parcialmente.
APSs fechadas
- APS Aleixo (Manaus)
- APS Compensa (Manaus)
- APS Maués
- APS São Paulo de Olivença
- APS Rio Preto da Eva
- APS Presidente Figueiredo
APSs com serviço parcialmente paralisado
- APS Manacapuru
- APS Aleixo
- APS Codajás (Manaus)
- APS Compensa (Manaus)
APSs em funcionamento total
- APS Cidade Nova (Manaus)
- APS Centro (Manaus)
Em nota, a gerência do INSS no Amazonas informou que a interrupção dos servidores não teve impacto maior nos serviços de atendimento.
“O INSS informa que a paralisação dos servidores não impactou significativamente os serviços prestados à população. E orienta aos cidadãos e cidadãs que mais de 100 serviços do INSS podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular ou site gov.br/meuinss, ou pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h”