Search
booked.net
Search
Close this search box.

Agência da ONU, prefeitura de Manaus e governo do AM discutem políticas para migrantes e refugiados

Fotos: ACNUR/Felipe Irnaldo e Divulgação/Semcom
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Em sua primeira agenda pelo Norte do país desde que assumiu a chefia da Agência da ONU para Refugiados no Brasil em janeiro deste ano, o Representante do ACNUR, Davide Torzilli, cumpriu agendas nos estados de Roraima, Amazonas e Pará, conhecendo de perto as ações desenvolvidas pelo poder público local e pela sociedade civil em assistência às pessoas refugiadas e migrantes que vivem na região.

Apresentando o planejamento das ações do ACNUR para a região, o Representante esteve reunido com o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (União), e com o Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), para discutir propostas conjuntas de proteção e integração local para que as pessoas refugiadas e migrantes possam contribuir para o desenvolvimento do município e do estado, contando com o apoio e esforços dos entes públicos.

Durante a visita ao Centro de Controle da Cidade (CCC), acompanhado pelo Prefeito, Davide reforçou a importância da parceria entre a cidade de Manaus e o ACNUR para assegurar os direitos das populações em deslocamento, especialmente das etnias indígenas que requerem atenção específica, para que suas culturas e tradições sejam devidamente respeitadas. Davide aproveitou a ocasião para parabenizar a prefeitura pelo recém-criado Comitê de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes e Apátridas (COMPREMI).

“Encontramos o prefeito David Almeida para ressaltar a importância do trabalho da Prefeitura de Manaus no acolhimento e proteção de refugiados e migrantes, especialmente os venezuelanos e indígenas. Essas ações, aliadas à recente criação do Comitê Municipal, indicam o compromisso da prefeitura em seguir fornecendo assistência social, saúde, educação e integração local para pessoas em deslocamento, onde o ACNUR sempre estará disponível para cooperar”, ressaltou o representante.

Pela tarde, Davide se reuniu com o Governador do Amazonas, Wilson Lima, na Sede do Governo, onde discutiram ações de acolhimento, documentação e acesso a direitos em Manaus e interior, com a presença da secretária de Estado de Justiça, Direitos humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, e representantes da SEAS.

“O ACNUR é um importante parceiro do Governo do Amazonas na missão de acolher e proteger aqueles que buscam refúgio em nosso estado. Estamos trabalhando incansavelmente com todas as nossas secretarias mobilizadas, para garantir que os direitos dessas pessoas sejam plenamente respeitados, incluindo o acesso à saúde, educação e outros serviços essenciais, tanto na capital quanto no interior do estado”, destacou o Governador Wilson Lima.

Para Davide, o ACNUR reforça o compromisso em seguir colaborando com o Estado para levar ações tanto na capital, quanto ao interior.

“O ACNUR e o Governo do Amazonas já vem atuando juntos para garantir abrigo, documentos e direitos a pessoas de diversas nacionalidades que estão no estado, incluindo ações no interior. O ACNUR reconhece e apoia o compromisso do Governador Wilson Lima em garantir a dignidade e os direitos dos deslocados, e reafirma o compromisso de continuar cooperando via escritório local para alcançar esse objetivo.”

Relatório Cidades Solidárias do ACNUR Brasil

No Amazonas, três boas práticas foram destacadas no I Relatório de Cidades Solidárias do ACNUR Brasil, lançado ano passado. O Posto de Recepção e Apoio (PRA) da Rodoviária, que presta assistência para pessoas recém-chegadas, capitaneado pelo Estado, e os acolhimentos às populações indígenas, Tarumã-Açu I e II, além da estratégia de saída dos abrigos, lideradas pela Prefeitura, foram mencionadas na publicação e ressaltadas por Davide no encontro com ambos os chefes do executivo.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.