*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma das advogadas presas pela Polícia Federal durante a Operação Roque, deflagrada nessa quinta-feira (6), foi identificada como Janai de Souza Almeida, apontada pelas investigações como esposa de um dos líderes do Comando Vermelho (CV) no Amazonas. A ação também resultou na prisão de outros três advogados suspeitos de manter ligação com o traficante Alan Sérgio Martins Batista, conhecido como “Alan do Índio”.
De acordo com a PF, Janai é casada com Denilson de Andrade Júnior, o “Pelado”, que atualmente cumpre pena em um presídio federal. Ele é apontado como chefe da facção no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus, e teria usado a companheira para manter contato com outros membros da organização criminosa.
Além de Janai, foram presos Alisom Joffer Tavares Canto de Amorim, Ramyde Washington Abel Caldeira Doce Cardozo e Gerdeson Zueriel de Oliveira Menezes. Segundo a investigação, o grupo atuava como intermediário entre líderes do CV presos e criminosos em liberdade, repassando ordens, mensagens e recursos financeiros para manter o funcionamento da facção.
A Operação Roque é um desdobramento da Operação Xeque-Mate e tem como objetivo interromper a comunicação entre os chefes do Comando Vermelho e seus subordinados, enfraquecendo a estrutura da organização dentro e fora do sistema prisional.
