*Da Redação – Dia a Dia Notícia
A advogada criminalista e doutora em Direito Penal pela PUC, Maria Patricia Vanzolini, venceu a eleição para a presidência da OAB-SP, se tornando a primeira mulher a presidir a maior seccional da Ordem dos Advogados do país, em 91 anos de instituição.
Patricia Vanzolini foi eleita com 66 mil votos, cerca de 36% dos eleitores, para comandar a autarquia que representa 350 mil advogados pelo triênio de 2022 a 2024.
A advoga é fundadora do Movimento 133, tem como objetivo a valorização da advocacia, do livre exercício da profissão e de seu papel social como meio de acesso à justiça, de promoção da cidadania e de garantia da continuidade democrática, bem como apoiar o cumprimento do artigo 133 da Constituição Federal, que reconhece a indispensabilidade da advocacia na administração da justiça e a inviolabilidade dos atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.
Vanzolini concorreu à última eleição, mas como vice-presidente, na chapa então liderada por Leonardo Sica. Neste ano, foi a vez de Sica ficar como vice e Patricia Vanzolini se lançar como presidente.
A eleição da OAB de 20201 foi marcada pelo equilíbrio entre gêneros: as cotas para mulheres, que antes eram de 30%, subiram para 50% e passaram a valer não apenas para a chapa, mas também para cargos de diretoria.
“A nossa hora chegou e a mudança vai começar! Hoje é um capítulo importante na minha vida e na história da OAB-SP, em 91 anos de instituição serei a primeira mulher a presidir a Ordem. Só tenho a agradecer os mais de 66 mil votos de confiança que recebemos da advocacia paulista por todo o Estado. O interior e a capital se uniram pela mudança e a partir do dia 1º de janeiro de 2022 a Ordem será de todas as advogadas e advogados. Registro aqui minha gratidão e respeito ao Leonardo Sica, meu parceiro nessa jornada. Vamos trabalhar para fazer uma gestão séria, eficiente e transparente. Unidos, vamos construir uma OAB que nos dê orgulho e que faça a diferença na vida dos advogados”, agradeceu Patricia Vanzolini nas redes sociais.