*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Adriano Teixeira Salan, alvo de investigações na Operação Vorax, em 2008, faleceu na noite desse domingo (18), às 20h, no hospital 28 de Agosto, em Manaus. Ele foi ex-secretário de Administração do município de Coari e homem de confiança de Adail Pinheiro. De acordo com familiares, Adriano morreu por consequência de diabetes e deixa três filhos. Ele estava fazendo hemodiálise e acabou passando mal.
Adriano foi indiciado pela Polícia Federal que apurou desvio de recursos públicos federais em Coari (AM), a 363 quilômetros de Manaus. Ele era secretário de Administração da prefeitura municipal, comandada por Adail Pinheiro à época, e um dos articuladores de esquema de fraudes em licitações.
Na época, a PF estimou que o bando tenha movimentado pelo menos R$ 49 milhões entre 2001 e 2008. Adriano Salan também passou a ser o principal alvo das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara Federal, a CPI da Pedofilia, que investigou uma rede criminosa comandada pelo então prefeito Adail no aliciamento de menores, todas vítimas de abusos.
De acordo com familiares, o velório acontecerá na avenida Castelo Branco, no bairro da Cachoeirinha.
Salan ficou foragido e foi preso no ano de 2016, depois de procurar atendimento em um hospital público, na capital do Amazonas. Além disso, chegou a ter o nome na ‘Difusão Vermelha’ da Interpol, em 2015, por desvio de recursos públicos federais no município de Coari (AM) e estava sendo julgado por vários crimes.
A Difusão Vermelha (red notice) é uma notícia da existência de um alerta da Interpol. O alerta vermelho é um pedido de detenção e extradição de um indivíduo em cumprimento ao mandado de prisão que tenha sido emitido no país requerente.
Nesse domingo (18), a irmã de Adriano, Ingrid Salan, publicou uma homenagem no Instagram. Confira o texto:
“Hoje meu coração chora de tristeza pela perda de meu irmão. Não consigo acreditar que ele se foi. Minha dor é enorme e nada que alguém possa me dizer, vai fazer isso passar.
Estou de luto para sempre. Meu coração seguirá vazio, pois ele se foi.
Te amo para sempre, irmão!”