Manaus, quarta-feira 10 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Adriana Inori se torna a primeira mulher indígena na presidência de comissão na OAB-AM

Foto: Jefferson da Silva/OAB-AM

*Victoria Cavalcante – Da Redação do Dia a Dia Notícia

A advogada Adriana Inori, da etnia Kanamari, recebeu posse nessa terça-feira (16), da presidência da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), em uma cerimônia realizada na Escola Superior de Advocacia (ESA), em Manaus.

Além de ser a primeira mulher indígena na presidência de uma comissão na instituição, Adriana Inori também é a primeira e única advogada da etnia Kanamari a ter inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, sendo um marco na história do órgão.

Foto: Felipe Martins/OAB-AM

A Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas foi criada em julho de 2022, com o objetivo de garantir a proteção dos direitos dos povos indígenas no estado.

 

Sobre Adriana Inori

A presidente da comissão é natural do município de Itamarati (a 983 quilômetros de Manaus), e indígena Kanamari, conhecidos como Tukuna, que habitam no Oeste do Amazonas. Adriana já foi professora no curso técnico de ‘Serviços Jurídicos’ do Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam) e trabalhou em organizações humanitárias parceiras do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), prestando serviços jurídicos em prol de indígenas Warao da Venezuela.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.