*Victoria Cavalcante – Da Redação do Dia a Dia Notícia
A advogada Adriana Inori, da etnia Kanamari, recebeu posse nessa terça-feira (16), da presidência da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), em uma cerimônia realizada na Escola Superior de Advocacia (ESA), em Manaus.
Além de ser a primeira mulher indígena na presidência de uma comissão na instituição, Adriana Inori também é a primeira e única advogada da etnia Kanamari a ter inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, sendo um marco na história do órgão.

A Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas foi criada em julho de 2022, com o objetivo de garantir a proteção dos direitos dos povos indígenas no estado.
Sobre Adriana Inori
A presidente da comissão é natural do município de Itamarati (a 983 quilômetros de Manaus), e indígena Kanamari, conhecidos como Tukuna, que habitam no Oeste do Amazonas. Adriana já foi professora no curso técnico de ‘Serviços Jurídicos’ do Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam) e trabalhou em organizações humanitárias parceiras do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), prestando serviços jurídicos em prol de indígenas Warao da Venezuela.
