*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Com o aumento dos eventos climáticos extremos, que têm afetado bilhões de pessoas globalmente, o Brasil enfrenta um desastre sem precedentes com as recentes enchentes que devastaram cidades no Rio Grande do Sul. Diante dessa urgência, uma delegação de sete jovens, incluindo duas brasileiras, do Amazonas e da Bahia, está se preparando para um encontro marcante com o Papa Francisco, agendado para o próximo dia 16.
As representantes brasileiras são Maria Helena Garrido, indígena manauara de 16 anos da Comunidade Tumbira, e Catarina Lorenzo, 17 anos, originária da Bahia e uma das facilitadoras do evento. Esses jovens entregarão ao Papa uma caixa contendo desenhos e mensagens de crianças, respondendo à pergunta: “Como os líderes mundiais podem ajudar a proteger as crianças e a natureza?”.
Além disso, eles apresentarão um pedido para a elaboração de uma nova Encíclica, documento pontifício focado na proteção das crianças, em parceria com o Instituto Liberta, Lux Mundi e outras organizações religiosas. O objetivo é incluir as vozes das crianças nos diálogos com grandes líderes mundiais sobre a crise climática e seu impacto nas futuras gerações.
O encontro, apoiado pelo Alana, contará também com a presença do ativista ambiental colombiano Francisco Vera, de apenas 14 anos. Representando diversas instituições de ensino, como a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), UCLA Lab School e University of Massachusetts Boston (UMass Boston), a delegação incluirá ainda crianças e adolescentes dos Estados Unidos, Guatemala e México.
“Queremos colocar crianças e adolescentes diante de grandes líderes mundiais para promover seu protagonismo”, afirma Laís Fleury, líder de parcerias da Alana Foundation. Durante o encontro, será exibida a nova edição do filme “The Important Stuff”, produzido pelo Alana em parceria com UNICEF e Child Fund International, dando voz às crianças afetadas pelas mudanças climáticas e suas demandas por ações concretas das lideranças mundiais.