Um adolescente de 14 anos que planejava um massacre em um escola localizada no bairro Glória, zona Oeste, foi apreendido nessa terça-feira (17), pela equipe da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente. De acordo com a polícia, outros dois menores também estavam envolvidos no plano. Os suspeitos chegaram a estudar massacres anteriores nos Estados Unidos, em Suzano (SP) e em Realengo (RJ).
Os três agiriam em conjunto e o objetivo era matar o maior número de pessoas possíveis no local.
A delegada Joyce Coelho disse que foi identificado que o adolescente planejava o atentado juntamente com outros dois que moram nos estados do Rio Grande do Norte, na cidade de Campo redondo, e Goiás – Itumbiara. Segundo o Ministério da Justiça, esses dois outros adolescentes são primos. A ação, segundo a delegada, ocorreria de forma simultânea nas cidades.
Em mensagem de celular interceptada pela Polícia de Goiás, segundo o jornal “O Globo”, um deles descreve que “vai matar todo mundo”. Segundo a polícia de Goiás, o adolescente estava com viagem marcada para encontrar o outro no interior do Rio Grande do Norte para encontrar o primo.
Após cometer o atentado, eles pretendia também se matar, segundo a polícia goiana. “Os jovens já haviam, inclusive, escolhido pela internet as roupas que usariam durante o massacre e estavam na fase de planejamento, para testar os equipamentos que usariam”, informou a polícia goiana ao “O Globo”.
Conforme Joyce Coelho, os suspeitos chegaram a estudar atentados como o de Columbine, nos Estados Unidos, o de Suzano, em São Paulo, e o de Realengo, no Rio de Janeiro.
A delegada vai dar detalhes sobre o planejamento do atentado e a apreensão do adolescente em entrevista coletiva nesta quarta-feira, às 9h30, na Delegacia Geral de Polícia Civil, na zona centro-oeste de Manaus.