*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Os deputados federais do Amazonas Adail Filho (Republicanos), Sidney Leite (PSD) e Saullo Vianna (União) foram anunciados pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), como membros do grupo de trabalho que irá discutir a reforma tributária na casa. O colegiado será presidido pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e coordenado por Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ambos aliados do presidente Lula (PT). A participação dos amazonenses será importante para a defesa do modelo Zona Franca de Manaus, que pode ser atingido com as mudanças na cobrança de impostos.
Ao todo, 12 deputados federais foram escolhidos. Além dos três amazonenses e dos coordenadores, fazem parte do grupo:
- Mauro Benevides Filho (PDT-CE)
- Glaustin da Fokus (Podemos-GO)
- Newton Cardoso Junior (MDB-MG)
- Ivan Valente (PSol-SP)
- Jonas Donizette (PSB-SP)
- Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
- e Vitor Lippi (PSDB-SP)
A princípio, o grupo de trabalho terá 90 dias para discutir o texto da PEC 45, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) em parceria com o economista Bernard Appy, atual secretário do Ministério da Fazenda e que não é simpático ao modelo Zona Franca. Nos últimos dias, o secretário foi criticado pelo deputado Amom Mandel (Cidadania-AM) por afirmar que as vantagens da ZFM poderiam ser atingidas, indo de encontro às promessas do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Em entrevista ao site Poder 360, Saullo Vianna afirmou que a primeira reunião do grupo será logo após o Carnaval, quando os membros irão “começar de fato a se debruçar sobre o texto, que é muito complexo”. Nas redes, o parlamentar escreveu que a ideia “é chegar a um texto que melhore nosso ambiente de negócios e que propicie a retomada da geração de mais empregos”.