Search
booked.net
Search
Close this search box.

Adaf proíbe venda e transporte de cacau e cupuaçu

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) inclui São Paulo de Olivença e Urucurituba (distante, respectivamente, 985 e 208 quilômetros de Manaus) entre municípios com restrição ao transporte e comercialização do cacau e cupuaçu. A medida é para evitar a propagação da praga Monilíase, que afeta esses frutos.

overlay-cleverAté então, o trânsito estava restrito apenas para os frutos saindo de Benjamin Constant, Tabatinga e Atalaia do Norte (distantes, respectivamente, 1.121, 1.108 e 1.138 quilômetros da capital). A Portaria Nº 263/2024 com a ampliação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo a Adaf, a proibição considera a possibilidade de a praga dispersar-se para outras regiões do estado e demais unidades da federação.

O gerente de Defesa Vegetal da Adaf, Sivandro Campos, disse que o trabalho de contenção e erradicação dos focos de monilíase está inserido no procedimento padrão.

“A detecção do foco em Urucurituba é resultado do monitoramento nessa região. É muito importante que os produtores não transportem vegetais das espécies proibidas para outras áreas do estado e para outras unidades da Federação. Só com a união de todos teremos sucesso na contenção e supressão da praga”, afirmou.

A monilíase é uma doença devastadora que afeta vegetais dos gêneros Theobroma e Herrania, como o cacau e o cupuaçu, causando perdas de até 100% da produção de frutos.

A detecção do primeiro foco da praga, no Amazonas, foi anunciada pelo Mapa, no dia 17 de novembro de 2022, e aconteceu durante ações de monitoramento realizadas por uma equipe de técnicos do ministério, com o apoio da Adaf, em Tabatinga/AM, distante 1.105 quilômetros de Manaus. A confirmação se deu por meio de análise realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia (LFDA/GO).

Lei mais:

Transporte de cacau e cupuaçu oriundos de municípios do AM com focos de monilíase está proibido

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.