As ações emergenciais do Instituto Socioambiental (ISA) e seus parceiros para mitigar os danos causados pela pandemia nas comunidades do interior continuam em atividade. Dentre as mais recentes estão a expansão da internet via satélite para mais 10 comunidades indígenas longe da área urbana; implementação de sistemas de abastecimento de água para melhorar o saneamento em 57 comunidades dos povos Baniwa e Koripako na bacia do rio Içana; instalação de 22 filtros para tornar água potável; melhorias sanitárias nas casas de apoio aos povos indígenas em área urbana; e doação de 600 testes de Covid-19 ‘padrão-ouro’ para o município de São Gabriel da Cachoeira (AM).
20 anos de luta
O professor Baniwa Isaías Cardoso comemorou a instalação da internet na comunidade.
“Lutamos 20 anos para ter internet em nossa comunidade. Esse é um sonho que faz tempo e agora podemos realizar”.
Ele, Walter e Jonas Lopes zelam pela internet instalada na comunidade de Canadá, no alto Rio Ayari, na Terra Indígena Alto Rio Negro, próximo à fronteira com a Colômbia. Uma viagem de Canadá até a cidade de São Gabriel costuma levar de dois a três dias no tipo de motor e embarcação usada pelos indígenas.
A internet instalada pela ISA contou com apoio financeiro da Fundação Moore, da Aliança pelo Clima (ApC) e da Nia Tero. Outras nove comunidades também foram beneficiadas nesta etapa da expansão da internet, entre elas as de São Pedro e Pirara-Poço, ambas no Rio Tiquié.
A instituição também montou um kit de energia solar na maior parte das comunidades onde foi instalada internet via satélite para alimentar o equipamento.
Água potável
Na ação, que beneficiará um total de 17 comunidades e cinco instituições ligadas à saúde e de apoio aos povos indígenas, aproximadamente três mil indígenas de 23 povos terão acesso à água segura e de qualidade. Em julho foram instalados os filtros na área urbana de São Gabriel e na próxima etapa serão instaladas outras 17 unidades nas comunidades na área indígena demarcada.
As melhoras do abastecimento de água foram viabilizadas por meio de projetos com a União Europeia, ApC, Fundação Rainforest da Noruega (RF), Fundo Casa Socioambiental e Embaixada da Suíça.
Testagem para Covid-19
A manutenção dos esforços de controle e monitoramento da pandemia na região são prioridades na estratégia do ISA e seus parceiros que atuam em defesa dos povos indígenas. Com isso, na primeira semana de agosto, foram doados 600 testes de diagnóstico da Covid-19 para a Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel, sendo 300 RT-PCR e 300 antígenos rápidos, todos considerados ‘padrão ouro’ pela OMS.
Adelaide Amorim, subsecretária de Saúde de São Gabriel da Cachoeira, disse que, com a doação, o diagnóstico de casos de Covid-19 no município ficará mais veloz novamente.
Sobre o ISA
O Instituto Socioambiental integra o Comitê Interinstitucional de combate ao novo coronavírus em São Gabriel da Cachoeira e todas as suas ações ocorrem em sintonia e parceria com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), que representa os 23 povos indígenas da região. Pelos esforços realizados no combate à Covid-19 organizados em seu Plano Emergencial, o ISA recebeu o Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia em março deste ano.