*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um avião ATR 72 da companhia Voepass, que operava o voo 2283 entre Cascavel e Guarulhos, caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo. Este acidente aéreo soma-se a outros 108 incidentes registrados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em 2024, representando uma média alarmante de uma ocorrência a cada dois dias.
De acordo com o balanço oficial do Cenipa, até o momento foram contabilizados 27 acidentes fatais, resultando em 49 mortes. Estes números, no entanto, ainda não incluem as vítimas da recente tragédia em Vinhedo. Comparando com o ano anterior, 2023 registrou 155 casos, um aumento de 13% em relação a 2022. O número de fatalidades também subiu significativamente, de 49 para 72 óbitos. As principais causas identificadas para os desastres na última década foram perda de controle durante o voo, colisão com obstáculos durante decolagem ou pouso, e falhas no motor.
Watch on TikTok
Em 2023, a região Centro-Oeste liderou em número de acidentes, com 44 registros (28% do total), seguida pelo Sudeste (24%), Sul (21%), Norte (17%) e Nordeste (10%). Os estados mais afetados foram Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.