Search
booked.net
Search
Close this search box.

Açaí de Codajás (AM) tem área delimitada para controle de origem do produto

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Açaí de Codajás agora possui área delimitada reconhecida oficialmente. A assinatura do laudo territorial da Indicação Geográfica (IG), realizada na terça-feira (20), na Casa da Cultura de Codajás, definiu a região que compreende também parte dos municípios de Coari, Beruri, Anori e Anamã como única em termos de origem e produção do fruto. Essa foi a última etapa na busca pelo selo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O depósito do processo no INPI acontecerá em outubro pela Cooperativa Agropecuária de Codajás. Também atuam nessa iniciativa o Sebrae Amazonas, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuária do Amazonas (IDAM), a Prefeitura de Codajás e o Ministério da Agricultura, com o apoio de vereadores de Codajás e emenda parlamentar da Assembleia Legislativa.

Desde 2019, produtores codajaenses, o poder público e entidades atuam pelo sonho de alcançar oficialmente a notoriedade do açaí local. Com o selo de Indicação Geográfica, o produto poderá ser comercializado para outros estados e países, além da garantia da rastreabilidade. Isso porque muitos comerciantes, principalmente na capital Manaus, se apropriam da fama do açaí de Codajás para vender a polpa de outras origens.

Atualmente, o Amazonas possui seis IGs: farinha de Uarini, Peixes Ornamentais do Rio Negro, Abacaxi de Novo Remanso, Pirarucu de Mamirauá, Guaraná de Maués e Andirá-Marau (guaraná dos indígenas), cuja área contempla parte de municípios do leste amazonense e do Pará. Até dezembro de 2022, outras três indicações devem ser estabelecidas junto ao INPI: Queijos de Autazes, Mel de Abelhas Nativas de Boa Vista do Ramos e o Açaí de Codajás.

Na busca pela IG, os produtores de Codajás e adjacências recebem capacitação e incentivos para adequações às regras sanitárias, desde a coleta, armazenagem e manipulação do açaí. Eles tiveram acesso a consultoria especializada com palestras, oficinas, cursos de boas práticas de manipulação, adequação dos espaços dos batedores, entre outras ações.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.