Manaus, segunda-feira 16 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Acadêmicos de Niterói (RJ) homenageia Lula e movimenta cenário político

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O desfile da Acadêmicos de Niterói, realizado no domingo, 15, no Sambódromo do Rio de Janeiro, levou à avenida um enredo biográfico em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o tema “Do alto do murungu surge a esperança”, a escola apresentou uma narrativa que retratou a trajetória do líder político como símbolo dos trabalhadores brasileiros. Antes mesmo da apresentação, a proposta já havia provocado críticas de setores da oposição, que classificaram a homenagem como possível manifestação de cunho político e levantaram questionamentos sobre propaganda eleitoral antecipada.

O enredo percorre a trajetória de vida do presidente sob a perspectiva de sua mãe, desde a infância marcada pela pobreza e o trabalho como operário, passando pela entrada na política, a chegada ao Palácio do Planalto e o período em que esteve preso.

A proposta foi concebida para o Carnaval de 2025, quando a escola buscou autorização de Lula para transformar sua biografia em tema do desfile. Segundo o designer da agremiação, Tiago Martins, a intenção foi retratar “a história de um homem que superou obstáculos até alcançar a presidência”. Após conceder o aval, representantes da escola participaram, em setembro, de um encontro no Planalto, onde apresentaram a música do enredo ao presidente, que se emocionou durante a audição.

A apresentação repercutiu nas redes sociais e provocou manifestações de políticos. Parlamentares da oposição criticaram o desfile, associaram a encenação à propaganda eleitoral antecipada e questionaram o uso de recursos públicos na produção. Partidos e lideranças oposicionistas informaram ainda que ingressaram com ações na Justiça Eleitoral sob a alegação de que o presidente estaria se beneficiando de uma suposta campanha antecipada antes das eleições de outubro, quando deve disputar a reeleição.

Por outro lado, aliados do governo e integrantes do Partido dos Trabalhadores defenderam a homenagem. Em publicações, o deputado federal Paulo Teixeira (PT) classificou o desfile como “história viva passando pela avenida”, enquanto o vereador Adilson Vicente afirmou que a representação de Lula simbolizou a superação da pobreza e a trajetória de trabalhadores brasileiros.

Foto: Reprodução/ X

 

Foto: Reprodução/ X

Já os deputados federais Nikolas Ferreira (PL) e o Capitão Alberto Neto (PL) usaram as redes para comparar o desfile a um ato político e cobrar apuração por parte da Justiça Eleitoral.

Foto: Reprodução/ X
Foto: Reprodução/X

Não é a primeira vez que um presidente é homenageado na avenida. Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek também já foram tema de desfiles. Em 2012, em São Paulo, Lula foi enredo da Gaviões da Fiel e o Vai-Vai homenageou Dilma Rousseff e outras mulheres.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.