*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte chega à TV Aberta pela primeira vez. A cerimônia de abertura terá transmissão ao vivo na TV Encontro das Águas, emissora de comunicação pública do Amazonas, direto do Teatro Amazonas, na noite de terça-feira, 22 de agosto, a partir das 20h. Os primeiros 15 minutos da transmissão serão conduzidos pela apresentadora Elis Marinheiro e o crítico de cinema e fundador do Cine Set, Caio Pimenta.
A dupla irá trazer ao público a proposta do festival, os filmes das mostras competitivas e informar sobre as principais oficinas e atividades formativas da programação do Olhar do Norte 2023.
A partir das 20h15, a cerimônia no palco do Teatro Amazonas inicia com a condução de um dos curadores do evento, o ator e diretor Diego Bauer. Entre as atrações da noite de abertura do festival estão o show especial da cantora Elisa Maia, lançando o EP audiovisual ao vivo intitulado “Dança Sozinha Sessions”, e uma homenagem a Ednelza Sahdo, a ‘dama do teatro amazonense’ que faleceu no dia 1º de dezembro de 2022 aos 78 anos.
A transmissão será encerrada antes da exibição dos filmes de abertura do festival, o curta amazonense “Castanho”, de Adanilo, e o longa “A Flor do Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, premiado no último Festival de Cannes.
Oportunidade valiosa
De acordo com Oswaldo Lopes, Diretor-Presidente do Sistema de Comunicação Encontro das Águas, a transmissão do 5º Festival da Amazônia – Olhar do Norte 2023 representa, para o Sistema de Comunicação Encontro das Águas, uma ampliação da divulgação da cultura do Amazonas e da Amazônia.
“Isso nos deixa bastante satisfeitos, pois estamos cumprindo nossa missão institucional de sermos divulgadores de tudo que se produz na cultura amazônica, e eu percebo a seriedade deste Festival, onde serão apresentadas mais de 40 produções envolvendo todos os estados amazônicos, inclusive algumas produções do sul, sudeste e também do centro oeste, e ele se torna assim uma oportunidade para a interação entre produtores audiovisuais e com isso proporciona o crescimento da produção audiovisual no Amazonas”, disse.
Para Caio Pimenta, parceiro de mídia do Olhar do Norte 2023, a exibição da cerimônia ao vivo na TV Encontro das Águas é um fato raro no circuito de festivais brasileiros.
“Eventos tradicionais de cinema no país com décadas de história não conseguem o mesmo espaço na tv aberta e sua capacidade de chegar a milhares de pessoas. Por isso, é tão valioso ter esta oportunidade de apresentar o que é o festival, mostrar que existe cinema de qualidade e feito por artistas valiosos no Amazonas e na Amazônia Legal, além de atrair as pessoas para que compareçam ao Teatro Amazonas nas demais sessões”, disse.
Marcado para ocorrer entre os dias 22 a 25 de agosto, o 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Cine Set.