O Comitê Organizador da Tóquio 2020 revelou mais cinco casos de Covid-19, entre eles estão os tchecos Markéta Nausch-Sluková, do vôlei de praia, e Pavel Sirucek, do tênis de mesa. Ambos se juntam à holandesa Candy Jacobs, do skate street feminino, e outros dois profissionais confirmados nesta quinta-feira. Com isso, o número de contaminados pelo novo coronavírus chegou a 92 pessoas, incluindo todos os credenciados para as Olimpíadas.
Sirucek e Nausch-Sluková aumentam para quatro o número de baixas da delegação da República Tcheca em razão da Covid-19 às vésperas da disputa nos Jogos Olímpicos. Essa semana, o jogador de vôlei de praia Ondrej Perusic e o técnico da modalidade, Simon Nausch, também testaram positivo para o novo coronavírus.
A jogadora de vôlei de praia é a quinta dos últimos quatro nomes revelados nos últimos dois dias, incluindo seu conterrâneo mesa-tenista, a britânica Amber Hill, do tiro esportivo, e o americano Taylor Crabb, do vôlei de praia, além da skatista Candy Jacobs. Atletas da ginástica, vôlei, natação e basquete 3×3 também foram diagnosticados desde a chegada no Japão.
Todos que testam positivo, pelo protocolo sanitário, têm de cumprir 14 dias de quarentena. Com isso, estão automaticamente fora das Olimpíadas de Tóquio.
Na terça-feira, o Comitê Organizador chegou a fazer um balanço da situação. Seiko Hashimoto, presidente do comitê, disse que o número de contaminados passava por “cerca de 80”. Na quarta-feira, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a medida de sucesso nos Jogos não é ter zero casos. Mas, sim, identificar, isolar, rastrear e tratar os contaminados.