Um estudo conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) indica que um em cada dez brasileiros acima de 60 anos faz uso abusivo de bebidas alcoólicas.
De acordo com os pesquisadores, cerca de 2 milhões de idosos (6,7%) consomem várias doses em uma única ocasião, padrão de consumo abusivo. Outros 1,16 milhão (3,8%) tem o costume de beber entre 7 a 14 doses por semana, quantidade suficiente para colocar em risco a saúde. No total, um em cada quatro idosos se diz consumidor de bebidas alcoólicas, ainda que eventualmente.
Para chegar a esses padrões de consumo, os pesquisadores da Escola Paulista de Medicina da Unifesp analisaram um estudo com 5.432 brasileiros acima de 60 anos, além de dados coletados com 503 idosos atendidos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de São José dos Campos, interior de São Paulo. O trabalho, inédito no país, aponta que o consumo de álcool entre idosos já se configura como problema de saúde pública.
Excesso agrava riscos
A pesquisadora Tassiane Cristine de Paula afirma que é fundamental entender esse problema para que propor estratégias de redução do consumo de álcool entre os idosos, buscando evitar que se torne um problema de saúde pública mais grave.
“É um fato preocupante, pois, com o aumento da expectativa de vida, a proporção de idosos é maior na população em geral”.
Segundo Tassiane, os estudos indicam que o consumo excessivo de álcool em adultos e idosos está relacionado não somente a problemas de saúde como doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer e demência, mas também a um alto risco de acidentes e lesões graves.
*Com informações de Estadão