Search
booked.net
Search
Close this search box.

Como a pandemia de Covid-19 pode afetar a língua portuguesa e a forma de se comunicar

*Alice Almeida – Dia a Dia On-line

Lockdown, cloroquina, achatamento da curva, isolamento vertical e horizontal são algumas expressões que pareciam estranhas no início da pandemia, mas que sem dúvidas se tornaram mais familiares no decorrer dos últimos meses.

O professor Sérgio Freire, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), explica sobre as mudanças na língua portuguesa que ocorrem com acontecimentos importantes na história.

“Quando recebemos um novo fato, junto com ele vem todo um pacote de ideais e vocabulário. Foi assim com a computação e a Internet. Aprendemos [as palavras] mouse, deletar, download e etc.”, afirma.

Com o aumento de notícias e boletins sobre o novo coronavírus, a situação não é diferente. Por conveniência, alguns termos estranhos continuam sendo empregados pelas autoridades, mas com o tempo, a tendência é que as palavras tornem-se mais comuns aos brasileiros.

Carros: Uma Curiosa História com 10 Erros (e Descubra como Evitá-los)

“A importância de traduzir termos estrangeiros para o português é clareza de comunicação. Mas há situações em que, mesmo com a disponibilidade de termos em português, prefere-se o termo estrangeiro por outras razões. Por exemplo, é comum ver nas vitrines 50% off em vez de 50% de desconto. Ou ter prédios chamados de maison em vez de edifício. A língua tem seus caprichos”, explica.

É o que acontece com a palavra inglesa “lockdown”, que pode ser traduzida como “bloqueio máximo”, ou até mesmo como “sossega-facho”, considerando o dialeto amazonense, objeto de estudo de Sérgio Freire. Além de professor, ele também é autor do livro “Amazonês” e diretor da Editora da Ufam (Edua).

“O que vai ficar ou o que vai ser esquecido é produto da dinâmica do uso da língua pelo falante. Na maioria das vezes, fica, mas fica da forma portuguesa: football virou futebol. É um mouse, mas são dois mouses e não mice, como em inglês. E assim vai”, pontua. “Se lockdown ficar, talvez seja aportuguesada para loquidoun. O falante é soberano”.

Comunicação virtual

WhatsApp facilita fazer chamadas de vídeo em grupo; veja como

Assim como o vocabulário se adapta, os meios de se comunicar também. Aplicativos para chamadas de vídeo, trabalho remoto e até mesmo encontros românticos virtuais tornaram-se mais populares do que nunca.

Em 29 de março, o app de relacionamentos Tinder registrou o recorde de 3 bilhões de “matches” em um único dia. A empresa já planeja lançar a função de encontro por vídeo em junho, de acordo com o executivo-chefe Elie Seidman.

“A pandemia está fazendo todo mundo reacomodar sua realidade. Penso que o distanciamento físico ampliou as aproximações sociais via recursos digitais. Algumas das descobertas dessa reacomodação, como a ampliação do home office e de lives, por exemplo, talvez fiquem. Mas só o tempo vai dizer”, conclui Freire.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.