O vereador Amom Mandel anunciou por meio de suas redes sociais na quarta-feira (06) sua filiação ao partido União Brasil, resultado da fusão do Democratas (DEM) e do Partido Social Liberal (PSL).
Fui anunciado como filiado de interesse pelo vice-presidente nacional do União Brasil. Com a perspectiva de desenvolver o projeto de juventude que anunciei desde o início, aceitei e vou me filiar.
— Amom Mandel (@eusouamom) October 6, 2021
Amom foi eleito no pleito municipal de 2020 pelo Podemos, partido pelo qual Amazonino Mendes disputou a prefeitura de Manaus. O partido sofreu uma debandada em 2021, incluindo os dois.
Logo após o anúncio, o parlamentar foi duramente criticado por seus seguidores.
Não é nenhum dos dois partidos, apesar de se originar assim. É o maior partido do Brasil abrindo portas para o projeto de juventude. Se em algum momento houver um descompasso, não vejo constrangimentos. Meu posicionamento será sempre o meu posicionamento.
— Amom Mandel (@eusouamom) October 6, 2021
União Brasil é partido que tem a fusão do DEM + PSL
Vamos dar uma olhadinha na história?
DEM (Ex- ARENA) Partido que sustentou a Ditadura Militar + PSL Partido que elegeu Bolsonaro
O que vocês esperam? A história conta! 🇧🇷😎👉🏼👉🏼 https://t.co/QfdxQvZKIv
— ꧁𝙈𝙖𝙧𝙘𝙚𝙡𝙞𝙣𝙝𝙤 𝙙𝙤 𝘼𝙛𝙩𝙚𝙧꧂🔥 (@marcelolopesam) October 6, 2021
Filhote de DEM + PSL é o tal União Brasil, ficou foi com Deus https://t.co/EvDvV39UaR
— renata (@walkingonre) October 6, 2021
Que vacilo. Tava indo tão bem
DEM + PSL com esse papo de juventude já sei pra onde esse barco vai. Que pena https://t.co/HoSGOxwT5X— raysenberg (@rayanaric) October 6, 2021
O Partido Social Liberal nunca foi grande até 2018, quando elegeu o presidente Jair Bolsonaro. Por outro lado, o Democratas é descendente da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido fundado em 1965 para dar sustentação política à Ditadura Militar fruto do golpe de 1964. Nos anos finais do regime, foi transformado em Partido Democrático Social (PDS). Alguns parlamentares dissidentes saíram do partido e fundaram o Partido da Frente Liberal (PFL), rebatizado para Democratas nos anos 2000.
*Com informações de Blog do Mário Adolfo