*Da Redação – Dia a Dia Notícia
O Pleno do Tribunal de Justiça (TJAM) elegeu, nesta terça-feira, dia 5, os juízes Mirza Telma de Oliveira e Cézar Bandieira como novos desembargadores, substituindo Encarnação das Graças Sampaio Salgado e Ari Moutinho. Ela foi eleita por unanimidade na vaga de antiguidade e ele teve a maioria dos votos dos que se inscreveram por merecimento. A posse dos dois está prevista para a próxima sexta-feira, dia 8.
As duas vagas foram abertas após a aposentadoria compulsória, por idade, do desembargador Ari Moutinho e com a punição final aplicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) à desembargadora Encarnação das Graças. Ela estava afastada do TJAM desde 2016, acusada de envolvimento com facções criminosas que atuam no Estado.
Nove juízes de entrância final estavam disputando as cadeiras. Estas estão sendo preenchidas por critérios de antiguidade e merecimento.
Nos bastidores, o nome de Mirza Telma já era dado como certo para ocupar a vaga de antiguidade. Mirza é a mais antiga da geração de magistrados que estão a um passo do posto mais elevado da magistratura estadual.
A vaga do critério de merecimento, que pertencia a Ari Moutinho, aposentado em agosto, estava sendo disputada por oito magistrados: Cleonice Trigueiro, Paulo Feitoza, Rosselberto Himenes, Roberto Taketome, Rogério Vieira, Ida Maria Andrade, Luíza Cristina Nascimento, além de Cezar Bandiera, que é esposo da desembargadora Graça Figueiredo.