Um ano e seis meses após o lançamento do livro “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena”, os estudantes da Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber estão levando os poemas que compõem a coletânea a um novo formato: o de minidocumentário. Conduzidos pelos professores Marcelo Silva e Erilda Duarte, eles iniciaram o projeto “Declamações”, uma série de vídeos que mostram os pequenos autores recitando seus textos autorais.
A iniciativa está disponível no YouTube, no canal “Estudando e Pesquisando”, por meio do link: https://bit.ly/39H1ucV. O objetivo é que, ao longo das próximas postagens, sejam disponibilizados vídeos de todos os poemas que integram “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena”.
Até o momento, já podem ser conferidas as declamações “O valor de uma vida”, “Economia mundial”, “Eu quero meus coroas vivos” e “Flexibilização da quarentena”, das alunas Juliany Mitouzo, Yasmin Pacheco, Ana Cecília e Glenda Thais, respectivamente.
“A ideia do documentário surgiu da necessidade de trabalhar a declamação de poemas [por isso o título ‘Declamações’]. Pretendemos continuar trabalhando com este projeto nos próximos anos, mas queremos não somente ensinar os alunos a construírem seus poemas. Queremos também trabalhar a declamação de cada um deles, visto que o poema é o texto escrito, e a poesia é a emoção e o encanto que se originam dele”, destacou Marcelo Silva.
O educador acredita que os episódios gravados das declamações podem servir de um rico material pedagógico e continuar ajudando os estudantes que seguirão na unidade escolar. “Além disso, será uma mídia que poderá ser usada para trabalhar o processo de leitura com toda a classe”, frisou.
Poesia falada
Participam de “Declamações” todos os alunos autores de “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena”. Cada episódio é gravado em algum ponto turístico de Manaus, respeitando todos os protocolos de segurança e em consentimento da direção escolar, dos familiares e também da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), responsável pela Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber.
A estudante Yasmin Pacheco, do 5º ano do Ensino Fundamental, adorou a experiência de declamar, em vídeo, o seu poema “Economia mundial”. “Participar da produção desse minidocumentário me ajudou a transmitir de modo claro as minhas ideias e sentimentos por meio da leitura”, disse.
Assim como o livro de poemas incentivou os alunos da unidade a se interessarem pelo gênero textual, a estudante Glenda Thais defende que “Declamações” terá o mesmo efeito. “Tenho certeza que o nosso minidocumentário será usado para auxiliar outras crianças no desenvolvimento da leitura”, concluiu.
Além do canal no YouTube, os vídeos podem ser conferidos, também, no Facebook e no Instagram oficiais da unidade (@wilmageber) e das turmas (@estudandoepesquisando). “Já finalizamos quatro episódios e começamos a publicá-los nestas contas. Até o final do ano, continuaremos postando os demais. Estamos gravando uma média de um [episódio] por semana”, acrescentou Marcelo Silva.
Repercussão
Lançado no ano passado, o livro “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena” trouxe bons frutos à Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber. Professores de outras unidades da rede estadual, como o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, adquiriram a coletânea de poemas e o grupo foi convidado para gravar diversas entrevistas, inclusive um especial para o programa “Cemeando”, promovido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).
“Também fomos chamados pela direção do Ceti Elisa Bessa para participar da feira literária ‘Semana do Livro e da Biblioteca’, que acontecerá em novembro, e uma escritora local requisitou e gravou uma entrevista com dois de nossos alunos escritores. O livro passou ainda a ser usado pelos professores em trabalhos pedagógicos envolvendo a literatura infantil, e os demais alunos começaram a se interessar mais pelo gênero textual do poema, a partir da publicação dos seus colegas”, finalizou o professor.
Nova edição
Após o sucesso da obra de poemas, Marcelo Silva e os estudantes envolvidos trabalham, agora, em uma continuação, intitulada “Pandemia: Antologia Poética de Uma Esperança”.
*Com informações da Assessoria de Imprensa